Guia de viagem da COVID-19

Recursos para ajudar a viajar com facilidade e segurança

Tudo pronto para viajar? Consulte as recomendações de viagem relacionadas à COVID-19 para o seu destino.

Como funcionam os créditos de companhia aérea

Se você precisou cancelar uma viagem em 2020, talvez você tenha recebido um crédito da companhia aérea.

O processo para reservar um voo com esse crédito é um pouco diferente do processo para reservar um novo voo. Muito do que você pode fazer com o seu crédito vai depender da companhia aérea com a qual você fez a reserva e da sua política de crédito. Antes de reservar o seu voo novamente, recomendamos que você consulte o site da companhia aérea para mais informações sobre as suas políticas.

Estas são algumas perguntas frequentes sobre a reserva de voos com um crédito da companhia aérea.

 

Onde encontro informações sobre o meu crédito?

Se a companhia aérea nos permitir reservar o seu voo novamente usando o crédito, você poderá encontrar informações sobre isso na página de cupons e créditos. Faça login para encontrar as informações necessárias.

Algumas companhias aéreas exigem que a nova reserva seja feita com elas, mesmo que você tenha comprado o seu bilhete conosco. Se você sabe que tem um crédito, mas não consegue encontrá-lo na página de cupons e créditos, talvez seja necessário entrar em contato diretamente com a companhia aérea. Se você não encontrar esses detalhes na página de cupons e créditos, acesse o seu itinerário cancelado na página de viagens para saber mais.

Não consigo fazer login na minha conta para usar o meu crédito. O que faço?

Se você não consegue fazer login na sua conta, talvez você tenha feito a reserva como convidado. Se isso aconteceu, você pode acessar as suas informações de crédito criando uma conta com o mesmo endereço de e-mail usado quando você comprou o bilhete original.

Preciso de um voucher ou cupom para resgatar o meu crédito?

Você não precisa de um voucher nem de nenhum outro documento para resgatar o crédito da companhia aérea. No entanto, se você não tiver uma conta, talvez seja preciso criar uma com o mesmo endereço de e-mail usado quando você comprou o bilhete original.

O que são os prazos de reserva, de início da viagem e de conclusão da viagem?

Esses prazos são semelhantes às datas de vencimento. A determinação de quais datas se aplicam ao seu crédito depende da companhia aérea. Você pode consultar as restrições de datas para o seu crédito na página de cupons e créditos.

Encontrei voos mais baratos on-line. Por que eu tenho que usar o meu crédito para um voo mais caro?

É a companhia aérea que determina as restrições que se aplicam ao seu crédito. Talvez os voos mais baratos que você encontrou on-line não possam ser comprados com um crédito devido a essas restrições.

As restrições variam de acordo com a companhia aérea e, inclusive, podem ser diferentes de acordo com a rota ou classe tarifária (econômica, por exemplo) dentro da mesma companhia aérea. Se você recebeu créditos de mais de uma companhia aérea, as políticas de cada um deles podem ser diferentes. Recomendamos que você consulte o site de cada companhia aérea para mais informações.

Estes são alguns exemplos das restrições que podem ser aplicáveis aos seus voos:

  • As companhias aéreas com as quais você pode voar
  • A origem ou o local de partida
  • O destino para onde você quer ir
  • A classe tarifária que você selecionou
  • A cabine em que está o seu assento

Se eu posso comprar um voo mais barato, por que não posso usar a diferença para reservar outro voo?

É a companhia aérea que define como o seu crédito pode ser usado. Por exemplo, algumas companhias aéreas tratam o seu crédito como dinheiro, enquanto outras podem permitir apenas a troca de um bilhete por outro, independentemente do preço de compra original. Os tipos de crédito de companhia aérea mais comuns são:

  • Valor idêntico ao dinheiro: para algumas companhias aéreas, o crédito é equivalente ao valor em dinheiro e pode ser usado em determinados voos. Se o seu novo voo for mais barato, talvez você possa usar a diferença para reservar outro voo. Se o seu novo voo for mais caro, talvez você tenha que pagar a diferença de preço.
  • Troca de bilhete por bilhete: algumas companhias aéreas só permitem a troca de um bilhete por outro, independentemente do preço. Nesses casos, se o novo voo for mais barato, talvez você perca o valor restante. No entanto, se o novo voo for mais caro, talvez você tenha que pagar a diferença de preço.
  • Troca por uma viagem idêntica: em alguns casos, você só poderá trocar o seu bilhete por uma viagem exatamente igual, com a mesma origem, o mesmo destino e, inclusive, em algumas situações, com os mesmos aeroportos de conexão.

Posso usar a diferença para fazer upgrade do meu assento, adicionar uma bagagem despachada ou comprar alguma coisa durante o voo?

Normalmente, não é permitido aplicar o valor restante para pagar taxas de bagagem, upgrades de assento, comodidades de voo como comida ou bebida nem para comprar outros serviços, como seguros de viagem.

Tenho que pagar uma taxa de alteração?

A maioria das companhias aéreas não está cobrando taxas de alteração para voos que foram alterados ou cancelados devido à COVID-19. Para mais informações, consulte Alterar ou cancelar a sua reserva.

Como faço para resgatar o meu crédito?

Para resgatar o seu crédito, clique no link Usar crédito na página de cupons e créditos. Esse link vai ajudar você a encontrar os voos que atendam a todos os requisitos da política da companhia aérea para resgatar o seu crédito.

Onde posso encontrar mais informações?

Políticas de crédito da companhia aérea